Radio Palavra

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PEDRADAS - Você já foi atingido por uma?



Texto Bíblico: Atos 6.1-15 e 7.54-60

Quem já recebeu pedrada? E, por que uma pedrada dói tanto? Como lidar com as pedradas?


No livro de atos dos apóstolos temos a história de um homem eleito para a diaconia que era cheio do Espírito, de Fé e respeitável... E por meio dele se operaram muitos sinais e prodígios da parte de Deus. Seu nome é Estevão. Apesar de suas qualidades e das suas ações generosas, ele foi perseguido, preso e apedrejado até a sua morte. Por que este homem foi apedrejado?
Quero levantar uma questão aqui. Por que pessoas foram, são e ainda serão apedrejadas?


As Pedradas:

Pedradas são sustentadas por ódio, inveja, ciúme, rancor, ira, magoa... Colocar defeitos, acusar, difamar, envergonhar e etc.: são pedradas lançadas contra pessoas. Infelizmente pessoas têm levado pedradas e dado pedradas por esses motivos citados entre outros. Tenho aprendido que uma pessoa ferida, enfermada em sua alma por vezes tem a tendência de reagir ferindo outras pessoas.
Toda pedrada tem sua intensidade de dor. Quando somos apedrejados por um estranho a dor não é tão profunda, mas a pedrada que vem de alguém que está próximo a nós, dói muito mais. As pedras que batem de perto são muito mais doloridas. Aquelas pedradas que vem de um amigo/a de confiança, dos familiares, do esposo/a do filho/a, do irmão/ã doem ainda mais. Veja o caso de Estevão, as pedradas vieram dos judeus e não dos gentios. Seu próprio povo o apedrejou.
Precisamos estar preparados para as pedradas. O povo de Deus anda de cabeça erguida, olhando para a frente.


Como então enfrentar as pedradas?

1. Ser cheio de fé (V.5)
Acredito que no dia a dia não basta apenas ser uma pessoa otimista. Só o pensamento positivo de que algo que não está bom vai melhorar nem sempre será suficiente. Quando olhamos para nossos relacionamentos muitas vezes nos deparamos com situações que chegaram a um extremo, limite, onde poderia se dizer: não da mais, acabou, é o fim. Lutar contra o pessimismo, contra uma depressão exige mais do que otimismo. É necessário fé. Fé naquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pensamos. Fé em Jesus Cristo que é suficiente para nos conduzir a uma vida nova. A uma nova realidade. Isso é Evangelho. Viver uma vida nova através da fé em Jesus. Assim, pela fé lidamos com as pedradas que nos feriram e atrapalham-nos no caminho de uma vida feliz. Conforme a carta de 1ª João cap. 1, verso 5, o que vence o mundo é a nossa fé.

2. Ser cheio do Espírito de Deus, de Jesus (V.5)
Outra coisa que aprendemos com o testemunho do discípulo de Jesus, Estevão, é buscar viver uma vida cheia do Espírito Santo. Isso significa que esse homem viveu sua vida tendo por seu Guia o Espírito de Deus. Podemos ter muitos guias. Por exemplo: Uma pessoa pode ser guiada pela ambição da riqueza, ou pela avareza, outra pode ser guiada pelo peso da pobreza e uma condição de miséria, de opressão. Alguém pode ser guiado pelo ódio, pela sede de vingança. Tem quem se deixa guiar pelo egoísmo, inveja, ciúme... Mas se deixarmos o Espírito de Deus nos guiar termos autoridade e poder para suportar as vicissitudes da vida e as pedradas que às vezes nos atingem.

3. A maneira que reagimos às pedradas (V. 11)
Estevão foi conduzido a um tribunal. Sabia que seria acusado, mas quando olharam para ele viram seu rosto como de fosse rosto de anjo. Isso porque esse homem, com os mesmos sentimentos e paixões que também estão em nós soube reagir aos seus acusadores e, as pedradas que recebeu com um coração perdoador. Isso é, com um coração amoroso capaz de perdoar. O perdão é fundamental no lidar com as pedradas que levamos na vida, quer em relação às pessoas mais distantes ou próximas. Não importa se vem de um inimigo ou amigo, a dor da pedrada é curada com o perdão. Sem o perdão a dor só tende a ficar crônica. O perdão traz cura e restaura a alma.

4. Fazendo uso da Palavra de Deus (Vs. 2-53)
Ter conhecimento da Palavra de Deus, dar testemunho desta palavra. Para isso é preciso ser um conhecedor da Palavra de Deus. Você tem uma Bíblia, faça uso dela como um manual pra sua vida. Olhe na Bíblia o que é preciso pra viver uma vida feliz e siga o que nela está sendo ensinado. Se há dificuldade de entender, peça a ajuda do Espírito Santo. E, você pode também procurar por alguém que tem mais experiência e conhecimento pra lhe ajudar.

5. Olhar para o céu, para o Senhor (V. 55)
Não olhe para a pedrada (medo), pois só lhe trará mais dor e aumentará sua agonia; Não olhe para a ferida (autopiedade), pois lhe levará a uma profunda tristeza e quem sabe a uma depressão; Não olhe para quem atirou (ira), pois só lhe restará ódio e desejo de vingança. Se olhar desta maneira a dor só vai aumentar. Tem-se que olhar é para Jesus. Então o melhor que podemos fazer é olhar para o alto, pro céu, sim olhe pra Jesus Cristo. Ele é nosso exemplo de vitoria sobre a dor e o sofrimento.

6. Ver a glória do Senhor em sua Vida
Estevão
estava num nível de vida mais elevado, num nível superior. Viu o céu aberto. Você também pode experimentar isso em sua vida. Ele sabia que não estava sozinho enfrentando aquela crise. Sabia que o Espírito de Jesus lhe acompanhava. Que a manifestação da presença de Deus em sua vida era uma realidade.

7. Viu o Filho de Deus em pé a destra do Pai (V. 56)
Jesus Cristo venceu a morte ressuscitando dos mortos, foi assunto aos céus. Ele está vivo e não morto. Jesus Vive e intercede pelos que lhe buscam. Jesus disse: “vinde a mim todos vocês que estão cansados... e eu vos aliviarei. Aprendei de mim... Estevão sabia, ele viu que Jesus Cristo está agindo, está em pé intercedendo.

8. Ele invocava ao Senhor (V. 59)
Sua atitude foi de buscar no Senhor ajuda pra enfrentar aquele momento tão difícil. Sabia quem era seu redentor, tinha conhecimento de que ao invovar ao Senhor seria respondido.

9. Clama o perdão (V. 60)
Pede a Deus que perdoe seus agressores. Aqueles que vêm com pedradas...

Assim, podemos viver uma vida melhor nesta terra, uma vida de paz. Não acredito que nascemos para sermos infelizes. Creio que nascemos pra sermos felizes. E, o segredo pra uma vida feliz está em saber lidar com as pedradas e em não dar pedradas. Fé em Jesus Cristo, ser guiado pelo Espírito Santo, reagir com amor, aplicar a palavra de Deus, olhar para o alto e não para as circunstâncias, ver a glória de Deus manifestada, falar com Deus e agir com perdão. Aí está o caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário